5 Técnicas De Como Atrair Clientes Pelo Facebook

 

5 Técnicas De Como Atrair Clientes Pelo Facebook

5 TÉCNICAS COMO ATRAIR CLIENTES PELO FACEBOOK

5 TÉCNICAS COMO ATRAIR CLIENTES PELO FACEBOOK

O mundo contemporâneo é um mundo globalizado e interligado. Pode-se observar com clareza a velocidade de que dados e informações cruzam o globo em segundos. É muito fácil saber em tempo real o que está acontecendo em nos pontos mais distantes do globo terrestre, desde que esses locais façam parte dessa rede.

O advento da internet pode ser creditado pela catalisação dessa interligação. Essa interligação já ocorria através de meios como a televisão e o telefone, contando com um certo atraso no envio e no recebimento das informações. As limitações foram superadas mesmo no que tange a televisão e o telefone, mas nada se compara a velocidade que a internet trouxe na troca destas informações.

Hoje, o uso da internet é feito para compras, para filmes, para ouvir músicas, para ler notícias e para as comunicações. Grande parte das comunicações são feitas através das chamadas redes sociais. As redes sociais são plataformas multimídia que permitem que você se conecte com pessoas que tenham profiles na rede social em qualquer lugar do mundo.

Ainda, você pode trocar fotos, vídeos, gifs, notícias, mensagens e muitas outras coisas através destas redes sociais. Dentre as mais famosas e utilizadas no momento, podemos citar o Twitter, o Instagram, o Facebook e o LinkedIn.

Redes sociais como ferramenta de Inbound Marketing

As redes sociais são uma das ferramentas mais utilizáveis de Inbound Marketing. O Inbound Marketing se refere a um ramo do marketing que tende a conquistar o leitor de maneira mais convidativa e sutil. Não tem a intenção de promover interrupções, de chamar atenção pela sua existência física. A intenção é a de atrair o leitor através de algumas ferramentas, como o Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma das fases do Inbound Marketing. Ele justamente se refere à produção de conteúdo de qualidade para atrair o leitor para a plataforma onde ele estará disposto. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para a produção do Marketing de Conteúdo. Podemos citar entre estas os blogs, os vídeos, o marketing via email, os infográficos e as redes sociais.

Dados sobre o uso de redes sociais e internet

Para situar o leitor em qual é o contexto do uso da internet nos lares brasileiros, vamos fornecer alguns dados, acrescentados dos dados de como as redes sociais são utilizadas.

  • Segundo a UIT, 50% dos brasileiros acessa à internet. Isso é pouco dentro de um contexto nacional, mas em números absolutos representa 100 milhões de pessoas. O que é bastante coisa.
  • Segundo a Mintel, 43% dos brasileiros faz compras pela internet. O grupo mais propenso a efetuar compras online é o dos jovens de 16 a 24 anos, contando com 52% dentro do grupo.
  • A pesquisa Webshopper constatou que 62% das pessoas que fazem compras pela internet pertencem as classes A e B e 57% das consumidoras são mulheres, sendo a maioria das faixas de 35 e 49 anos.
  • Dentre os 10 sites mais visitados pelos Brasileiros, 10 são consideradas redes sociais: Facebook (2º), YouTube (3º) e Twitter (10º).

O que é o Facebook

O Facebook é uma rede social criada no ano de 2004 pelo então estudante universitário Mark Zuckerberg com mais quatro amigos: Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Chris Hughes e Dustin Moskowitz.

O Facebook é uma plataforma multimídia onde você pode fazer conexões com pessoas que também tenham perfis no site de qualquer lugar do mundo. O Facebook permite que nas interações entre pessoas, você possa publicar fotos, vídeos, gifs, textos de quaisquer tamanho e links externos. Ainda, você pode interagir com as publicações demonstrando qual foi a sua aptidão a elas ou deixando comentários nestas publicações.

Não obstante, você pode interagir com pessoas através da troca de mensagens. Ainda, você também pode ter uma “página”: um perfil que alcance um número maior de pessoas, voltado para empresas, instituições de maneira geral, celebridades, filmes, partidos políticos, organizações não-governamentais, e mais uma infinidade de opções fornecidas pela rede.

Entre as últimas atualizações do Facebook, podemos considerar o acréscimo de reações para as publicações de outras pessoas: além de um simples “gostei” (ou “like”) você pode reagir com “love”, “angry”, “sad”, “haha” e “wow”. Ainda, você pode fazer live streams, ou seja, publicar vídeos de maneira simultânea a sua gravação.

Para atrair clientes pelo Facebook você precisa de ótimos conteúdos

Para atrair clientes pelo Facebook você precisa de ótimos conteúdos

Dados sobre o Facebook

A empresa Facebook disponibiliza alguns dados que citamos aqui para situar o leitor do alcance mundial da rede social.

  • Existem 99 milhões de usuários ativos mensais brasileiros no Facebook.
  • No mundo, o Facebook conta com 1,48 boilhões de usuários. O Instagram conta com 400 milhões de usuários.
    A receita do Facebook ultrapassa os 8 bilhões de dólares.
  • Mundialmente, o Facebook ocupa a 3ª opção entre os sites mais acessados do mundo, segundo o site Alexa. Nacionalmente, a posição é a segunda.
  • A página com mais likes do Facebook é a do jogador de futebol Neymar Jr. Na sequência, vêm as paginas do jogador Ronaldinho Gaúcho e a do site Cifras.com. Dentre as 10 páginas com maior likes de brasileiros, duas são de empresas: a da Coca-Cola e a do Guaraná Antarctica.
  • No mundo, a página da Coca-Cola é a página com maior número de likes, seguido da do McDonalds e do Microsoft Lumia. Na sequência, respectivamente, estão as páginas da Red Bull, da Samsung Mobile, da Nike Football, da Oreo, do KFC, da empresa Yo Amo los Zapatos e da PlayStation.

Estratégias de atração de clientes com o Facebook

Para promover a atração de clientes com o Facebook, vamos citar cinco maneiras eficientes.

Você deve humanizar a sua Fanpage

A página do Facebook criada para empresas também é chamada de fanpage. Dessa maneira, a sua fanpage não deve ser algo inatingível, seco, impessoal e ser simplesmente um display de seus produtos. Se lembre, a função da rede social em si é justamente promover a interação entre as pessoas.

Citando Jennifer Shaheen, Neil Patel fala sobre como a vida online hoje é social. Sendo assim, os administradores das fanpages devem dar um toque humano a todo o que for feito nas páginas: interagindo com o seu público. Vamos citar aqui alguns exemplos:

Respondendo comentários

Darren Rowse, famoso blogueiro e consultor de social media australiano, responde prontamente os comentários na sua página. Recentemente, pudemos ter um exemplo dentro do Brasil, com marcas mais consolidadas. A página da Gatorade recebeu em um dos seus posts um comentário bastante peculiar. A pessoa afirmava que a tampa do Gatorade funcionaria muito melhor para tampar o reservatório de água dos carros da Nissan do que a tampa original, custando cerca de 20% do valor original. Houve uma interação entre as páginas e a pessoa postou fotos nos comentários exemplificando a situação. Isso chamou tanta atenção que se tornou notícia. Assim, se pode gerar bons resultados tanto para a Nissan, que pode avaliar o problema, como para a Gatorade, que teve maior número de views, como ainda para os clientes da Nissan que podem ter melhorias dos produtos.

Publicando conteúdo de alta qualidade

Alguns empresários e nomes de marketing com certa frequência postam vídeos de interação com seu público. Como exemplo, podemos citar Marie Forleo e Yaro Starak. Ultimamente, as páginas andam utilizando dos “live streams” para interagir. Assim, diversas personalidades fazem lives para conversar com seu público. Um bom exemplo de bom uso das live streams é a página da Tastemade, que se volta para artigos sobre cozinha e comida, além de receitas. O uso deles das lives consiste em execução de receitas em tempo real ao mesmo tempo que tiram duvidas do público.

Invista nos 3E’S

É necessário que se produza algo com conteúdo porém de maneira constante. Você não pode produzir algo inacreditável e depois produzir algo que vá afastar seus followers. É preciso manter uma linearidade, uma constância que mantenha seu público fiel.

Estratégia Facebook - Entregue Informação de qualidade, ame seus clientes

Estratégia Facebook – Entregue Informação de qualidade, ame seus clientes

Então, para manter a linearidade, você deve investir nos três E, como colocados por Neil Patel: Empolgue, Entretenha e Eduque.

  • Empolgue: Patel coloca que a empolgação no leitor com o post começa pelo título. Você deve criar um título que faça com que as pessoas cliquem sem pensar suas vezes.
  • Entretenha: Você deve entreter a sua audiência pela diversão ou por intrigar as pessoas. Citando Berger, Patel coloca que o conteúdo também viraliza por ser engraçado. O que é divertido, será compartilhado. Mas não é só isso. Se fizer as pessoas pensarem, acaba por ser uma maneira de entretenimento também. O visual também é uma forma de entretenimento. Rand Fishkin, para o site Moz, escreve em seu artigo que os conteúdos visuais tendem a ter uma performance melhor que os conteúdos não visuais. Bons visuais fomentam um maior engajamento e maior compartilhamento.
  • Eduque: seu post não deve ser vazio. Patel diz que apenas a empolgação e o entretenimento não mantém o interesse dos seus fãs. Eles visitam a sua página querendo aprender algo novo.

Observe quem se interessa pelo seu post

Patel destaca a importância de avaliar a sua audiência, destacando o seu público alvo, avaliando quais são as necessidades deste público, e criando maior proximidade com ele. Patel comenta que a Apple sempre segmenta seu público e avalia suas necessidades. Dessa maneira, as vendas dos iDevices continuam sempre altas.

É importante que você monitore o andamento da sua página. Se necessário, faça uma audiência de conteúdo, como coloca Patel. Fishkin coloca que o maior carro-chefe do engajamento via Facebook e da habilidade de ser vista por mais e mais pessoas aparentemente é a porcentagem de audiência que está vendo e interagindo com o post. A interação é dada através dos likes, dos comentários, dos compartilhamentos, dos cliques nos links. Dessa maneira, você deve usar o Facebook como ferramenta de aumento de engajamento e utilizar do feedback que o site proporciona para aumentar cada vez mais os engajamentos.

No entanto, não se deve ficar limitado apenas ao Facebook. Você deve utilizar o facebook como uma porta para o seu próprio site. Patel cita como exemplo a página de Ramsay Taplin. Ele redireciona seus followers para o seu blog publicando uma imagem significativa e um texto curto de legenda que chama a atenção para o assunto do texto no qual o link divulgado tratará.

Use estratégias de facebook para sua empresa

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Atente-se à limitação de alcance de posts

É sabido que os seus posts são tem alcance limitado. É uma estratégia do Facebook para que você o pague para alcançar mais pessoas. Fishkin coloca que por outro lado, é uma maneira de que o Facebook não fique sobrecarregado de conteúdo, porque o conteúdo que é postado todos os dias tem um enorme volume. As páginas pessoais conseguem ter um pouco mais de alcance do que as páginas, que uma vez dominaram o Facebook.

Segundo Patel, o Facebook publicou um guia de alcance recentemente. Então, você deve sempre pensar nas melhorias dos posts para alcançar mais pessoas através do engajamento do seu público. Se lembre de que um cliente fiel pode se tornar um promotor indireto.

Quando você monitora o alcance da sua página, pode explorar todas as ferramentas que o Facebook pode oferecer nos pontos mais problemáticos e assim atrair mais pessoas.

Patel sugere que você use a descrição da página com sabedoria. O espaço é curto – 155 caracteres – e acaba sendo um espaço limitado sobre a página e linkar ali sua webpage.

O Serviço de Atendimento ao Cliente de qualidade é o novo pretinho básico

Patel aponta que 78% dos clientes admitem que abandonaram uma transação por conta do atendimento ter sido ruim. Ainda, é colocado que 71% dos usuários se manterão com a marca se as demandas de perguntas forem sanadas rapidamente. Espera-se que se haja uma resposta em um período curto de tempo – e 24h é tempo demais.
Seu público alvo, reiteramos, vem em primeiro lugar. Não é colocar em risco a sua felicidade, mas buscar soluções rápidas de maneira a deixa-los felizes e mantê-los fiéis a marca.

A resposta ágil aos comentários é primordial. Cheque seu site todos os dias, pelo menos.

Esperamos aqui que esse breve guia tenha dado uma iluminação do que pode ser feito para melhorar o alcance da sua página do Facebook. É importantíssimo reiterar como o Facebook faz diferença no alcance e nas vendas das empresas.

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